terça-feira, 27 de julho de 2010

Take 1, Gravando!

Pronto pra gravar?

Em primeiro lugar, não se surpreenda se você levar mais tempo depois, editando as coisas que gravou, do que levou para gravar. Executar a música com perfeição nem sempre é fácil, e às vezes você ganha tempo se emendar os trechos bons ao invés de querer a execução perfeita do início ao fim. A medida certa entre o que deve ser regravado e o que pode ser editado é algo que você deve adquirir com o tempo.

Como gravar? Em linhas gerais, certifique-se de que o som de cada instrumento está sendo bem captado, em bom volume e sem ruído. Lembre-se: numa gravação digital o volume nunca pode saturar o nível máximo da interface de áudio.

Eu utilizo plugins de bateria, de modo que a captação da batera, uma das etapas mais difíceis, eu não tenho que enfrentar.

O baixo eu gravo em linha, captado entrando direto na interface de áudio.

Violão é um problema. Se quiser qualidade em destaque, o jeito é procurar microfonar e gravar como um instrumento acústico. No meu caso, eu evito microfonar, pois meu ambiente de gravação infelizmente é muito ruidoso. Como meu violão tem saída elétrica, gravo em linha ou então da mesma forma que as guitarras (varia caso a caso).

As guitarras eu gravo sempre passando pelo V-Amp. O mais importante aqui é notar que o som da guitarra é o produto da guitarra, dos efeitos e do amplificador. Logo, a gravação em linha costuma soar muito artificial. Pra contornar esse problema, existem equipamentos como o V-Amp que simulam efeitos e amplificadores. Alternativamente você pode inclusive microfonar um bom aplificador e gravar assim mesmo. Existem ainda plugins que fazem o pós-processamento do som da guitarra, mas acho que gravar sem efeitos dificulta bastante na hora da execução. A característica dos amplificadores, no entanto, pode ser adicionada a posteriori.

Teclados finalmente sempre entram em linha.

E a voz? Um bom microfone (do tipo condensador, de preferência), com um filtro anti-pop, gravando tudo limpo, sem efeito algum. Os efeitos na voz devem ser adicionados depois. Em geral isso te dá mais qualidade e liberdade na hora da edição.

Aliás, é bom ter isso em mente: com exceção das guitarras, procure gravar tudo sem efeito algum. Adicione todos os efeitos que quiser somente na hora da mixagem.

Sobre a captação da voz e demais captações através de microfones, tente evitar ao máximo os vazamentos. Vazamento é o fenômeno que ocorre quando o microfone capta outros instrumentos ou ruídos na hora da gravação (por exemplo, o playback já gravado em cima do qual se estava cantando). Pra evitar vazamentos na captação da voz e de instrumentos acústicos, utilize fones de ouvido, de preferência com boas características anti-vazamento. Em geral, fones fechados e acolchoados vazam bem menos que os fones abertos.

Nenhum comentário: