quinta-feira, 22 de julho de 2010

Produção Independente em Home Studio. -Será?


Nós, os fuçadores de programas e brinquedos eletrônicos voltados para produção musical independente, acreditamos (ou queremos acreditar) que é possível produzir música de qualidade em casa e por conta própria. Será isso verdade?

Do ponto de vista tecnológico, certamente. Os programas que temos à mão são os mesmos que utilizam os grandes estúdios por aí. -Que estúdio 5 estrelas prescinde hoje em dia de um manjado Protools e de um bom conjunto de plugins da Waves? E são esses mesmos que você já têm.

Tá, mas e a qualidade dos microfones, dos instrumentos, e tudo mais? -Com relação a isso, penso que, ainda que os equipamentos utilizados não sejam de primeiríssima... -Pense só nas gravações das décadas de 50 e 60. Já eram música de boa qualidade, e ainda tocam nas rádios até hoje. Em minha opinião, dispomos de equipamentos e instrumentos melhores ou no mínimo tão bons quanto os daquela época (com o perdão dos puristas e saudosistas).

De posse do ferramental necessário, o que falta? Por que as gravações que você faz não ficam com "cara de profissional"?

Falta o pulo do gato, aprender a fazer todas essas ferramentas trabalharem da mesma forma que os técnicos fazem nos estúdios profissionais. -Mas quem é que vai me ensinar isso? -Honestamente, acho que ninguém. Livros ajudam, alguns sites ajudam, espero que esse blog contribua, mas ainda assim é um caminho difícil de se trilhar. -Se você tem a rara oportunidade de colar em um expert, aproveite a chance e torne-se você também um mestre.

No entanto, o que sobra pra mortais como eu e a maioria dos meus companheiros de cachaça musical, é aprender na marra. Eis o método há muito conhecido: tentativa e erro.

Quanto a isso,vou tentar exemplificar o processo. Pense só em quem está fazendo aulas de canto pela primeira vez. O que é preciso pra se cantar afinado? -Primeiro, saber quando se está ou não afinado. E isso se sabe como? -Ouvindo e sentindo. Sem essa sensibilidade, fim de papo, o cara vai ficar cantando desafinado pra sempre e achando que está arrasando. Tenho a impressão de que a maioria dos desafinados por aí não tem problemas na voz, mas no ouvido.

Depois de adquirida essa sensibilidade mínima, o próximo passo é colocar a voz pra trabalhar. Se sua voz não chega nas notas certas, isso também vai ser um problema. Escolha outro repertório, ou desista de cantar. Supondo superados esses dois obstáculos, o processo de aprendizado passa por um ciclo: cantar e ouvir e cantar e ouvir... Autocriticar-se e melhorar sempre.

No home-studio não é diferente. Saber ouvir música mixada por profissionais é essencial para obter bons resultados. Como ele equalizou a guitarra? Qual o volume do baixo? Que efeitos ele usou na voz? -Ouvido.

O próximo passo é tentar fazer você sua própria mixagem. Pra isso, você deve estar familiarizado com compressores, limiters, equalizadores, reverbers, delays, mixers, e todos os recursos disponíveis nos seus softwares e plugins. -Mão na massa.

E daí em diante? Tentativa e erro, brother. Não se aprende isso na teoria. Ouvido e mão na massa.

Se serve de consolo, vários colegas músicos notaram nitidamente a evolução na qualidade das minhas gravações nos últimos anos. Ainda falta muito a percorrer, mas acho que estou no caminho certo. Confira as minhas músicas disponibilizadas no myspace e saiba do que estou falando.

Abração, e boas gravações!

PS. E não esquece de mandar os seus mp3 depois pra trocarmos uma idéia! ;)

3 comentários:

Anônimo disse...

Caramba!! Ki Show!! Sempre tive vontade de criar minhas próprias músicas mas nunca me passou pela cabeça abrir um site para aprender sobre isso. Por incrível que pareça, entendo o que vc diz! E olha que pra mim é chinês esses termos computadorístico(credo!!!).
Meu, gostei demais!!! Agradecido MESMO, honolável mestre André.

Samuel Fonseca disse...

òtimo blog, de verdade. Muito instrutivo, parabéns!

Unknown disse...

Isto me estimula a entrar nesse mundo novo, ao qual eu e meu violão víamos e ficávamos perplexos. Hoje eu estou montando um home estúdio e já andei gravando uns spots comerciais locais. A sua contribuição é inestimável, André!
Como sou muito técnico, estou procurando saber mais sobre equalização, mixageme conhecer mais os plugins da minha DAW (uso linux com Audacity e Ardour). Obrigado pelas dicas, pois já reduzi o meu orçamento em mais de 2000 reais, só com as suas dicas. Abraço!