Pra escolher a placa de gravação de áudio, levei em consideração 4 características:
- Número de canais de áudio
- Taxa de Gravação (em kHz)
- Número de bits
- Relação sinal-ruído
Como eu gravo instrumento por instrumento, dois canais é mais que suficiente.
Um bom padrão utilizado em muitos estúdios é 96khz e 24 bits. Muitos trabalhos profissionais são gravados com essa qualidade. Mas observe, quanto maiores esses parâmetros, mais espaço de disco necessário.
A relação sinal-ruído é medida em dB. Uma placa com boa qualidade terá algo acima de 70dB.
Inicialmente, eu utilizava a interface UCA-200 da Behringer, que acompanha a mesa de som. Quis fazer um upgrade, e tive a sorte de comprar um M-Audio Ozone por R$500,00 no Mercado Livre. Tinha todas as características da placa de áudio que eu queria, e de quebra ainda é um controlador Midi. É um praticamente um estúdio portátil, 24 bits, 96kHz, 2 entradas de áudio, interface via USB, do tamanho de um Laptop. Possui uma entrada canon balanceada com Phanton Power, e pré-amplificadores nas duas entradas. Sim, dei sorte. Se alguém tiver a mesma oportunidade, recomendo!
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3 comentários:
tem uma curiosidade... essa m-audio ozone, posso ligar a guitarra direto nela e gravar com guitar rig?
ou ela ñ serve como interface pra guitarra.
aguardo resposta.
ah e parabéns pelo blog!
muito bom!
abraço
mande e-mail para fudaguitar@hotmail.com
eu tenho o ozone mas não consigo gravar usando a placa de aúdio dele, será que você poderia me ajudar? espero meesmo sua ajuda rs
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