quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Esquema das Ligações de Áudio



1. Mesa de Som
2. Interface de Áudio
3. Computador
4. Fones
5. Monitores
6. Compressor
7. Simulador de Amplificador

A imagem acima mostra como os elementos anteriormente descritos estão interligados.

O estúdio foi projetado para gravar um instrumento por vez. O sinal dos monitores sai do Control Room da mesa, e pode ser captado também pela saída dos fones. O monitoramento é feito mandando os sinais MAIN e AUX 3/4 para Control Room.

Os canais Ch1 a Ch4 vem das 4 saídas do compressor, e são usados basicamente para entrada de microfones. Os canais Ch5/Ch6 recebem o sinal do V-AMP.

A saída de som da interface de áudio entra nos canais Ch7/Ch8 da mesa. O volume do som enviado pelo computador pode ser ajustado no fader desses canais.

Para gravar um canal, aperta-se a tecla BUS 3/4 do canal desejado, e o led amarelo se acende indicando que esse canal está sendo enviado para o BUS 3/4 e conseqüentemente para a interface de áudio. É possível tocar outro instrumento simultaneamente em outro canal sem que esse seja gravado. É possível também re-enviar o sinal que chega no Ch7/Ch8 para o BUS 3/4, e assim o resultado da gravação será a soma do que está sendo enviado pelo micro mais o sinal dos canais selecionados.

A mesa de som possui um set de efeitos integrado. O efeito mais usado por mim é o plate reverb, no. 23. A mesa tem opção de enviar o som processado do efeito para o BUS MAIN ou para o BUS 3/4. Se quisermos gravar com efeito, devemos envia-lo para o BUS 3/4. Caso contrário, enviamos para o MAIN. Nesse último cenário, ouve-se o efeito nos monitores de gravação, mas o sinal gravado entra puro na interface de áudio, de modo que os efeitos podem ser adicionados via software posteriormente.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá amigo, Boa Noite!!!
Gostei muito das suas dicas.. tenho uma dúvida: tenho uma mesa behringer 1832 e uma placa de som m-audio m-track plus. quero ligar a mesa na interface, pois gravo ensaios e tal, vi no seu post que vc liga pelos AUX SENDS da mesa, ok!! mas na interface como eu ligaria??um cabo de cada aux para cada canal da interface (a interface tem 2 canais) ou faria um cabo "Y" dos dois AUX SENDS da mesa para um canal da interface??
Os cabos tem que ser P10 Balanceado???
Por favor, me ajude!!!!