quarta-feira, 18 de março de 2009

Instalando o Device Map do Juno-D no Cubase SX3

O ouvido mais próximo da minha boca é o meu próprio. Essa postagem é, antes de tudo, um registro pra que eu não me esqueça novamente de como é que se faz isso... -Vamos lá.

Ao controlar o JUNO-D com MIDI através Cubase, para selecionar cada som teríamos que setar numericamente o banco e o programa (bnk e prg) de cada canal. Como é muito chato ficar decorando numerozinhos pra selecionar cada som, a solução é usar um device map, que permite selecionar o som desejado de uma lista com bancos e nomes de instrumentos.

Como fazer isso?

Em primeiro lugar, você precisa do arquivo que mapeia o seu teclado ou dispositivo MIDI. É um arquivo '.txt' simples, que pode ser baixado da internet. No caso do meu JUNO-D, baixei esse mesmo: JUNO-D.zip.

A dica de como instalar você encontra aqui: http://www.steinbergusers.com/cubase/btm/scripts.php ou, se preferir um em português mas sem figurinhas: http://forumusica.com/?showtopic=15138.

Mas aqui tem um pulo do gato. Na internet vi tutoriais que falam em copiar o txt no diretório:
C:\Program Files\Steinberg\Cubase SX 3\Scripts\patchnames\inactive. Tentei várias vezes e nada do JUNO-D aparecer na lista do Install Device.

Aí descobri que o diretório no meu Windows XP é outro, e aqui vai o bizu.

O diretório citado acima existe, mas não é esse que o Cubase lê quando inicia. Há um outro diretório, exatamente igual, que é o que funciona na prática.

Copiei o arquivo em C:\Documents and Settings\Estudio\Application Data\Steinberg\Cubase SX 3\Scripts\Patchnames\inactive e obtive sucesso imediatamente.

Fica a dica, e boa sorte.

Nenhum comentário: