quinta-feira, 31 de julho de 2008

Apresentação

-Por que um home studio? Que pergunta, né? Hobbie é hobbie, fim de papo. Levar um som é muito bom. Tocar ao vivo é sempre uma experiência única. Mas dar para ouvirem o que você gravou é outro aspecto inebriante do ser músico. Eternizar seu trabalho, sua criatividade, seu talento... E fazer com que isso passe a fazer parte da vida de outras pessoas.

Minha meta é produzir música de qualidade sem sair de casa, e ter um home studio parte da crença de que isso é possível.

Eu não sou um músico profissional. Cultivo a música como uma atividade paralela sempre presente.

Quando se fala de um estúdio caseiro, subentende-se um estúdio barato. Esse é o desafio principal de um home studio: fazer muito com pouco, e fazer muito mais com um pouquinho a mais também.

Mas 'barato' aqui pode ser um conceito muito relativo... -Quando se trata de hobbie, dessa cachaça musical a que você provavelmente também é adicto, o céu é o limite. Se tivéssemos grana, compraríamos todos os brinquedos maneiros de última geração que estão sendo usados pelos grandes estúdios do mundo inteiro.

O cerne da questão é que é possível produzir música de qualidade sem ter que recorrer aos 'grandes profissionais'.

Eu gosto de uma comparação que me parece esclarecedora. Como eram produzidos os livros antigamente? O manuscrito era datilografado, passado para uma tipografia, e finalmente impresso. Hoje, se quisermos editar um livro caseiro, basta ter um programa editor de texto, uma impressora e, fundamentalmente, uma boa idéia do que queremos escrever. Em síntese, o computador aproximou de nós o que antes só era possível em um processo industrial de grande porte. Acredito que assim ocorreu também com a produção musical. Com os programas adequados e com uma placa de som é possível fazer muito. E o sonho do seu CD independente de uma hora pra outra pode tornar-se realidade...

Nesse blog vou postar minhas experiências com o meu home studio. Espero que sejam úteis! Sintam-se à vontade para exporem opiniões e trocarmos idéias.

Abraços!

6 comentários:

NSilveira disse...

Olá senhor André, em primeiro lugar quero dar lhe os meus parabéns pelo seu Blog.
Indo directo ao assunto, eu isto a começar um projecto de produção de animações para televisão (Desenhos animados para tentar vender as televisões nacionais Portuguesas), e to com dificuldades em relação a produção de som (narração, diálogos, Dublagens e afins)

Material que já tenho:
PC Portátil
Auscultadores estéreo de razoável qualidade

Software:
Audacite para captura e edição de áudio (se quiser esteija a vontade para sugerir uma alternativa melhor)

Quanto ao microfone sei que o melhor é optar por um microfone de condensador mas gastaria de saber que outras características deve o microfone ter para o que pretendo, pode também sugerir um modelo especifico de microfone, tenho este site (http://www.cemaudium.pt/loja/sk-catalogo.php?iAC=M&iFM=14&iSF=142), será que algum desses microfones é adequado para o que pretendo?

Sei que talvez um microfone dinâmico não seja a melhor poção mas será que consigo bons resultados com este? Se sim que características deve este ter?

Por fim, que outro equipamento devo de ter para poder ter um bom resultado a um custo aceitável?

E-mail: nmcsilveira@hotmail.com (peço que apague o meu mail deste comentário assim que o ler)

O meu muito obrigado desde já se me poder ajudar nesta aventura e desculpe pelo incomodo

Nuno Silveira

marcos paulo santos do rosario disse...

OLA BOA NOITE AMEI SEU BLOG, ADDD MEU MSN AZ.MARCOS@HOTMAIL.COM QUERO SER SEU AMIGO VIRTUAL MANO BLZ TENHO UM STUDIO EM CASA , NAO SEI MUITA COISA NAO BLZ , AMEI DE VERDADE LER TUDO AQUI , SO UMA OBS SOU DE SALVADOR BA VIDA , PAZ E MUITA MUSICA

FGCam Fotopoesia disse...

Boa noite,
Tenho uma mesa x1204 usb. Estou conseguindo gravar porem sem retorno. Uso o Windows XP. O controle de volume de gravacao esta inativo. Me parece problema de driver. Alguma sugestao.

Gil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dayana Bon Jovi disse...

Olá onde posso baixar o Cubase seguro e um plugin de bateria para compor, pode me ajudar?

Dayana Bon Jovi disse...

Se puder me responder por email onde posso baixar o cubase e um plugin de bateria, ficarei agradecida, e parabéns pelo blog.

dayana_yakomoto@hotmail.com
Obrigada