sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Microfone Condensador



Microfone Condensador Rode NT1-A. Padrão cardióide, phanton power, indicado para vozes e instrumentos. 10 anos de garantia. R$807,00 na Tribo do Som - RJ. Resolvi me dar de presente de Natal! ;)

O que foi caro foi o filtro anti-pop: comnprei por fora, fiz até pesquisa de preço, mas acabei pagando R$95,00 no filtro da marca uni-pop.

Tudo bem, comprei tudo em lojas aqui no Rio, à vista pra chorar um desconto, e foi o que deu pra encontrar.

Agora, em termos de ganho de qualidade, recomendo a todos!!! -Não dá pra comparar com meus tímidos Behringer de outrora.

Em breve, prometo postar arquivos de áudio pra comprovar o que tenho dito. : )

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

New Toy

Brinquedo novo. Caixa preta...

É um HD de 1TB da LACIE, trazido do Canadá pela minha irmã. Custou-me R$300,00. Não dá pra desperdiçar uma oportunidade dessas, certo?



Benefícios: mais espaço, mais música, mais qualidade, mais bits.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Plugins de Áudio

Já comentei anteriormente que uso o cubase no meu home studio. A outra perna que faz com que a coisa possa andar são os plugins de áudio da Waves. Eu tenho o Diamond Bundle e o Waves Vocal - que vem com o fantástico plugin de Tune.



Neles você dispõe de efeitos de qualidade pra mixar suas gravações, desde a supressão de ruído, equalização, compressores e limiters, até reverb, delay, chorus, flanger, etc.

O Tune, particularmente, é um impressionante plugin de afinação para voz e instrumentos de solo. Mágica de estúdio!

Todos os plugins são muito bons, padrão profissional mesmo.



Cheguei nos plugins da Waves quando li um site na Internet que dizia que grande parte dos grandes estúdios hoje em dia apoiam-se quase totalmente nos plugins da Waves.

Conferi, e não me arrependo.

Existem muitos - muitos mesmo - plugins de áudio disponíveis por aí. Na revista Música e Tecnologia todo mês sai um artigo sobre um plugin diferente, principalmente aqueles gratuitos. Seu trabalho muitas vezes vai ser "garimpar" pra achar os melhores. Há foruns na Internet especializados nessas discussões.

Se quiser poupar tempo e partir direto pra uma solução de qualidade, fica a dica.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Gravação Digital

O artigo do Fábio Henriques publicado edição #205 de outubro de 2008 da revista Música e Tecnologia traz uma discussão muito interessante.

Gravar com taxas de 96 kHz ou até 192 kHz vale realmente a pena?

A conclusão, que eu mesmo tive a oportunidade de discutir com o Fábio, é desconcertante. Vale a pena ler o artigo para ter os detalhes.

Segundo estudos técnicos bem sustentandos, não há ganho qualitativo no áudio gravado com mais de 44.1 kHz - mesmo em estúdios profissionais com todos os recursos.

A dica do Fábio fica aqui registrada: gravar em 44.1 kHz e em 24 bits.

Mais que isso é gasto desnecessário de HD e de memória, com possível perda de performance no processamento e sem ganho significativo de qualidade.

Guias de Mixagem

Faz tempo que não posto, na verdade faz tempo que não mexo no meu home... Fim de ano, sabe como é...
Gostaria de comentar uma última aquisição. Dessa vez não foi nenhum equipamento. Comprei os livros do Fábio Henriques, Guia de Mixagem Volumes 1 e 2.
Muito bons. Recomendo. Mais informações sobre os livros em Música e Tecnologia.



Os livros tratam da etapa da mixagem, e partem do princípio que você como profissional já recebeu todo o material gravado por faixas, e agora deve colocar tudo junto pra fazer "mágica de estúdio" e transformar aquilo em música de qualidade.

Dentre outras coisas, dão dicas de volumes, pan, equalização, compressão, reverberação, ecos e efeitos. Excelente trabalho do Fábio, que tem uma didática incrível pra descomplicar o que dá pra descomplicar nesse assunto onde técnica e arte se entrelaçam.

Não é garantia de bons resultados de cara, mas é um atalho pra poupar tempo com pesquisas em blogs como esse! ;)