segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Dicas de Bateria

A bateria é um elemento essencial em qualquer múcia pop hoje em dia. E, infelizmente, trata-se de um dos instrumentos mais complicados de serem gravados em estúdio. Isso porque não se trata de um, mas de vários instrumentos tocados simultaneamente.

Eis o nosso ponto: como obter com qualidade um som de bateria em home studio? Você vai precisar tomar algumas decisões estratégicas. A primeira delas é: tocar ou programar a bateria. A segunda, e não menos importante: quero captar o som da 'minha bateria' ou posso usar sons sintetizados ou sampleados?

Se você opta por tocar a batera, a primeira opção (e talvez essa seja a mais interessante para um baterista) é microfonar uma bateria acústica. É também a opção mais cara. Você precisará de uma boa bateria, de bons microfones, de uma mesa com muitos canais, e de um ambiente adequado para gravação (talvez um aquário), o que geralmente é difícil de se ter em casa (e impossível num apartamento como o meu).



Opção muito interessante para os bateristas é usar uma bateria eletrônica tipo a Staff Drum Realistic. Essa bateria funciona com pads que enviam sinais MIDI para um módulo de sons. O DM5 da Alesis é uma boa opção, dando resultados muito bons.



Caso você não seja baterista (como eu também ainda não sou), você pode editar o arquivo MIDI num teclado ou mesmo com o mouse na tela do computador, e direcionar esse MIDI pra um módulo de sons.

Além dos módulos de sons em hardware, existem opções muito boas de software nessa área. Eu obtive resultados muito bons com softwares que usam samples. No início fiz umas experiências com fuit loops, depois usei o battery dentro do cake walk.

Mas nenhum desses dois chegou aos pés do EZ Drummer associado ao Cubase. Esse é meu grande bizu pra que quer um 'sonzaço' de batera sem ter que comprar hardware.

O programa trabalha com samples de batera e o resultado é muito realístico. Você tem diversas opções pra cada peça (pratos Zildian ou Paiste?), e você tem controle sobre o microfone de cada peça, podendo ajustar volume e pan em um mixer dentro do programa. Você pode inclusive determinar se há ou não vazamento entre os microfones.



O plugin possui 8 saídas de áudio, que aparecem automaticamente no Cubase. Você pode direcionar cada peça da bateria pra uma saída, e adicionar plugins efeitos no cubase (reverber, etc) como se você mesmo tivesse gravado a batera.



O EZ Drummer ainda vem com diversos padrões ritmicos em MIDI pra você que não leva muito jeito programando a batera.

Além do pacote básico padrão, existem várias extensões que trazem outras baterias e outros padrões MIDI. Recomendo fortemente, além do Kit Pop Rock default, o Drumkit From Hell (Heavy Metal), o Vintage Rock e o Latin Percussion!

Mais informações: http://www.toontrack.com/ezdrummer.asp#