quinta-feira, 31 de julho de 2008

Apresentação

-Por que um home studio? Que pergunta, né? Hobbie é hobbie, fim de papo. Levar um som é muito bom. Tocar ao vivo é sempre uma experiência única. Mas dar para ouvirem o que você gravou é outro aspecto inebriante do ser músico. Eternizar seu trabalho, sua criatividade, seu talento... E fazer com que isso passe a fazer parte da vida de outras pessoas.

Minha meta é produzir música de qualidade sem sair de casa, e ter um home studio parte da crença de que isso é possível.

Eu não sou um músico profissional. Cultivo a música como uma atividade paralela sempre presente.

Quando se fala de um estúdio caseiro, subentende-se um estúdio barato. Esse é o desafio principal de um home studio: fazer muito com pouco, e fazer muito mais com um pouquinho a mais também.

Mas 'barato' aqui pode ser um conceito muito relativo... -Quando se trata de hobbie, dessa cachaça musical a que você provavelmente também é adicto, o céu é o limite. Se tivéssemos grana, compraríamos todos os brinquedos maneiros de última geração que estão sendo usados pelos grandes estúdios do mundo inteiro.

O cerne da questão é que é possível produzir música de qualidade sem ter que recorrer aos 'grandes profissionais'.

Eu gosto de uma comparação que me parece esclarecedora. Como eram produzidos os livros antigamente? O manuscrito era datilografado, passado para uma tipografia, e finalmente impresso. Hoje, se quisermos editar um livro caseiro, basta ter um programa editor de texto, uma impressora e, fundamentalmente, uma boa idéia do que queremos escrever. Em síntese, o computador aproximou de nós o que antes só era possível em um processo industrial de grande porte. Acredito que assim ocorreu também com a produção musical. Com os programas adequados e com uma placa de som é possível fazer muito. E o sonho do seu CD independente de uma hora pra outra pode tornar-se realidade...

Nesse blog vou postar minhas experiências com o meu home studio. Espero que sejam úteis! Sintam-se à vontade para exporem opiniões e trocarmos idéias.

Abraços!